quarta-feira, 8 de novembro de 2017

TURISMO NA SERRA GAÚCHA

Os acadêmicos das turmas 2016 e 2017 do curso de Gestão de Turismo realizaram uma viagem técnica a região da Serra Gaúcha, nos dia 21 e 22 de outubro de 2017, percorrendo pontos turísticos das cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela.
O roteiro incluiu atrativos como o Labirinto Verde no centro da Praça das Flores em Nova Petrópolis, um local que proporciona uma oportunidade de brincar, perder-se e encontrar-se em meio a natureza, um dos principais cartões postais da cidade.
Na cidade de Gramado, o roteiro iniciou com um passeio pelo Centro da cidade, com visita a Igreja São Pedro, Palácio dos Festivais, Rua Coberta e o comércio.


Na sequência, foi a vez de visitar o Mini Mundo, um ambiente que contém réplicas de construções em miniatura, do Brasil e do Mundo, construídas em um lindo jardim ao ar livre.

 O passeio seguinte foi na Mina, uma reprodução de um mundo subterrâneo com passeio através de um túnel de 80 metros de extensão, com pequenos lagos e cascatas. Durante o percurso o visitante ouve uma narrativa sobre a história da mineração. Neste lugar são preservadas pedras preciosas e semipreciosas do Brasil, México, Índia, Estados Unidos e de outros Países.
No Mundo a Vapor, o grupo se encantou com os cenários que relatam o desenvolvimento das máquinas a vapor, através das réplicas elaboradas pela família Urbani. A fachada do local apresenta uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris: Uma locomotiva em alta velocidade e desgovernada, cruzou a estação de Monte Parnaso, estação de comboios. A locomotiva cruzou a parede, e ficou presa a uma altura de 12 metros, sem tocar o chão. Este local atrai público de diversas idades e sempre merece uma foto!
O local ainda realiza um mini passeio de locomotiva, que os acadêmicos aproveitaram bastante!

O Lago Negro se refere às águas verde-escuras e às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Ao redor deste lago, há uma pista de caminhada. No lago é possível realizar  passeio de pedalinho para apreciar as hortênsias e as azaleias que colorem o parque o ano inteiro.
Na cidade de Canela, a primeira parada foi no Centro da cidade, e mesmo com chuva, os alunos conheceram a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, uma construção grandiosa e imponente em estilo gótico.
Ainda em Canela, foi a vez de conhecer o Parque do Caracol  com direito a passeio na torre panorâmica.
 E vista para a cascata homônima do parque, com uma queda livre de 131 metros. A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Acima da base há um espaço para admirar o mirante. No Parque há uma escada ecológica com 927 degraus que leva até a base da cascata, mas desta vez ninguém se aventurou nesta alternativa.

A ocorrência de chuva não desanimou o grupo que rapidamente se adaptou e reordenou as visitas aos locais planejados, incluindo mais um atrativo: o Museu dos Baetles. Aliás, esta foi uma prática a mais que os alunos experimentaram, percebendo que no turismo é preciso flexibilidade para lidar com os contratempos.
A turma também aproveitou a oportunidade para desfrutar de um belo café colonial, uma das atrações daquela região.
Esta atividade foi proposta pelos professores do curso e desenvolvida como parte prática da disciplina de Agências de Viagens e Transportes, ministrada pela professora Vânia Antunes.
As viagens técnicas são oportunidades de aproximar os acadêmicos da realidade prática da atividade turística, permitindo a observação e análise de situações apresentadas de forma teórica em sala de aula.
A Serra Gaúcha foi mais uma experiência enriquecedora no desenvolvimento do curso.

Até a próxima viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário